Resultado exame endoscopia digestiva alta

A Ecoendoscopia ou ultrassonografia endoscópica é uma exploração que combina um exame de ultrassonografia e uma endoscopia digestiva. O aparelho usado para o exame é um tubo flexível - o endoscópio, que possui um sistema de geração de imagens e concomitante iluminação. Durante a realização do exame o médico faz fotos dos segmentos do tubo digestivo e realiza biópsias, quando julga necessário.

Embora na grande maioria das vezes as endoscopias sejam procedimentos bastante simples, em casos especiais, são necessárias intervenções terapêuticas, como a ligadura. Utilizando um aparelho tubular, fino e flexível, capaz de gerar e capturar imagens em tempo real, percorre-se o esôfago, estômago e início do duodeno. Esses instrumentos permitem visualizar a mucosa interna do tubo digestivo e realizar detalhada avaliação, assim como coletar material ou mesmo realizar pequenas cirurgias.

A complicação mais frequente é flebite (dor e inchaço no trajeto da veia puncionada) que pode acontecer em até 5 dos casos, dependendo da medicação utilizada para sedação. A requisição do exame de endoscopia, seja alta ou baixa, deve sempre ser feita por um médico e o procedimento realizado por um médico ém de detectar diversas patologias do trato gastrointestinal, o exame de endoscopia possibilita a coleta de material para biópsia caso haja necessidade.

Através de uma pequena câmera instalada na extremidade de um tubo flexível, é possível reproduzir imagens em um monitor. Uma sonda de ultrassonografia em miniatura é colocada com a ajuda de um aparelho de endoscopia à proximidade do órgão a ser estudado/examinado. Preparo do exame de endoscopia digestiva alta Para realizar o exame, é necessário fazer uma dieta leve no dia anterior e não ingerir alimentos difíceis de digerir, como carne vermelha. Os pacientes foram submetidos a questionário (protocolo), seguido da realização do exame endoscópico com videoendoscópio padrão de 9,8 mm, sob sedação e anestesia tópica. Para realizar o exame, é necessário fazer uma dieta leve no dia anterior e não ingerir alimentos difíceis de digerir, como carne vermelha.

O médico que o realiza (Gastrenterologista) utiliza um aparelho tubular, fino e flexível, que tem uma lente e uma fonte de luz, que capta imagens no interior do tubo digestivo e as transmite para um monitor. A ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA (EDA) é um exame pouco invasivo que tem a finalidade de avaliar o esôfago, estômago e parte inicial do intestino delgado. A endoscopia digestiva alta é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e primeira parte do intestino delgado (duodeno). A endoscopia digestiva alta, também conhecida simplesmente como endoscopia, é o exame do revestimento interno do tubo digestório superior.


*

Post a Comment (0)
Previous Post Next Post