Os artigos indefinidos (um, uma, uns, umas) determinam de maneira vaga, indeterminada ou imprecisa, uma pessoa, objeto ou lugar ao qual não se fez menção anterior no texto. Os artigos definidos e indefinidos em Inglês são menos complexos do que os da gramática brasileira, que obedecem regras específicas de concordância com gênero e número. A) Minha b) Agenda c) Um d) Calendario 5) "Comprei uma camiseta amarela e um short azul" Os artigos apresentados na frase são: a) Definidos b) Repitidos c) Coloridos d) Indefinidos 6) "Tia Maria tem uma picina " Qual artigo da frase ?.
Por sua vez, os artigos indefinidos servem para indicar que ocorre uma generalização ou que é a primeira ocorrência do representante de determinada espécie, ainda não sendo de conhecimento mútuo dos interlocutores, visto ser a primeira vez em que aparece no discurso.
Ao observar atentamente os pronomes indefinidos, percebemos que existem alguns grupos que criam oposição de sentido. Os Artigos Indefinidos (A/An) - The indefinite articles (A/An) Os artigos indefinidos A e An acompanham o substantivo do qual o falante/leitor ainda não tem conhecimento. Em português, nós temos ainda os artigos masculinos e femininos, o que não acontece no inglês, tendo em vista que não há diferenciação de gênero para a maioria dos substantivos. Não se usa artigo (definido ou indefinido) antes de nomes próprios, e antes de madame (senhora), mademoiselle (senhorita) e monsieur (senhor) salvo se este último tenha valor de homem, quando.
Os artigos definidos são, como o próprio nome diz, aqueles usados com termos que já estão definidos, seja para quem está emitindo, seja para quem está recebendo a sempre concordam com o substantivo que estão definindo em gênero e número. Um saco: un sac Uns sacos: des sacs Uma piscina: une piscine Umas piscinas: des piscines Também, o gênero do substantivo em francês as vezes é diferente do gênero da palavra em português.