Método Científico Metodologia Científica.

Guia completo sobre metodologia científica Doity



Os cursos de desenho e de pintura estão espalhados um pouco por todo o mundo. Esta é uma atividade que agrada a milhões de pessoas e existem as que utilizam os cursos de desenho por vários motivos diferentes, seja para passar tempo, por gosto, para relaxar e meditar, para treinar, viajar no tempo, porque se quer tornar um grande artista, ou mesmo para embelezar o seu espaço.

Em artigo científico existem diversos elementos a serem colocados, sempre com muita atenção e dedicação aos detalhes. Mencionadaessa generalização no emprego da palavra método, poderemos perceber ao longodeste texto que, dependendo do autor, a definição de método pode possuir umfoco baseado em sua etimologia ou éapresenta uma interpretação de método científico. Desta forma, entre os váriosconceitos de método, Marconi e Lakatos (2017) citam: Galileu não segue as recomendações “baconianas” ou “cartesianas”ao buscar resolver questões relacionadas ao movimento dos corpos na física. Deoutra forma, estabelece uma sistemática através da qual obtém êxito naexplicação dos fenômenos estudados, chegando a uma nova definição de força elançando as bases para a concepção moderna da dinâmica. Os passos adotados napesquisa são enunciados pelo filósofo Bertrand Russell, já que o próprioGalileu não se ocupou da sua divulgação. (MARTINS; THEÓPHILO, 2018).

A ciência é um procedimento metódico, cujo objetivo é conhecer e interpretar a realidade, intervindo nela e tendo como diretriz problemas formulados que sustentem regras e ações adequadas à constituição do conhecimento. O método não é único e nem sempre o mesmo para o estudo deste ou daquele objeto e/ou para este ou aquele quadro da ciência, uma vez que reflete as condições históricas do momento em que o conhecimento é construído. (BARROS; LEHFELD, 2014).

Contribuíram com aprofundamento da questão da indução e com olançamento das bases para o método indutivo-experimental. O raciocínio indutivoinfluenciou significativamente o pensamento científico. Desde o aparecimento noNovum organum, de Francis Bacon (1561-1626), o método indutivopassou a ser visto como o método por excelência das ciências naturais. Com o advento do positivismo, sua importância foi reforçada e passou a serproposto também como o método mais adequado para investigação nasciências sociais. (PRODANOV; FREITAS,2013).

Não existe uma data que pode ser tomada como ponto inicial daprodução da ciência. Mas podemos tomar como referência alguns eventosimpactantes no processo da evolução humana ocorridos nesse período: asedimentação e o surgimento dos primeiros povoados humanos, a invenção daagricultura, da roda e da escrita e a descoberta do fogo. Na antiguidadePré-Histórica, o conhecimento era eminentemente prático, sem elaboraçõesfilosóficas e teóricas, e era produzido por grupos tribais e étnicos através daexperiência do senso comum, das atividades artesanais e artes de ofício, dasemanações mitológicas e da espiritualidade.

As criações e as descobertas feitasnesse período deram as bases para todo o conhecimento humano. (SANTOS; KIENEN;CASTIÑEIRA, 2015). Os métodos de abordagem divididos em método dedutivo, método indutivo, método hipotético-dedutivo e método dialético e os métodos de procedimentos (utilizados nas Ciências Humanas) compreendem: método histórico, método comparativo, método monográfico ou estudo de caso, método estatístico, método tipológico, método funcionalista, método estruturalista, método etnográfico e método clínico. (MEDEIROS, 2019). É importante entender que tanto a dedução como a indução são formas de raciocinar, argumentar e de refletir. (OLIVEIRA, 2018). Lei científica: é um enunciado de uma relação causal constante entre fenômenos ouelementos de um fenômeno. Relações necessárias, naturais e invariáveis.

Fórmulageral que sintetiza um conjunto de fatos naturais, expressando uma relaçãofuncional constante entre variáveis. (MEDEIROS, 2019). Na obra Discours de la méthode (1637), o matemático francêsRené Descartes propõe um método que não se baseia na indução, mas em umaconcepção racionalista da ciência – caracterizada pela crença no uso da razãopara a obtenção do conhecimento científico.

O método dedutivo propostopor Descartes pode ser resumido na ideia da decomposição do “todo” em elementosmais simples cuja verdade é intuitivamente reconhecida (resíduo mínimoindubitável – cogito). Esses elementos são recompostos por meio de deduções deforma a se chegar a conclusões de maneira puramente formal ou apenas baseadasna lógica. (MARTINS; THEÓPHILO, 2018). O conhecimento filosófico volta-se para a investigação racional natentativa de captar a essência imutável do real, através da compreensão daforma e das leis da natureza. O senso comum, aliado à explicação religiosa e aoconhecimento filosófico, orientou as preocupações do homem com o universo. (MARCONI;LAKATOS, 2019).

Como falamos anteriormente, houve uma generalização no emprego doconceito de método que levou a dedução de que todo método é científico. Definição: é a manifestação e apreensão dos elementos contidos no conceito, tratando de decidir em torno do que se dúvida e/ou do que é ambivalente. (BARROS; LEHFELD, 2014). Fazer qualquer coisa dentro das normas da ABNT não é fácil, são muitos detalhes e regrinhas que acabam mexendo com a cabeça de qualquer um. Fazer um artigo científico então nem se fala, você já tem que se preocupar com o conteúdo e agora com todas as normas que a ABNT coloca e as faculdades cobram.

Lembre-se que além da nota que você ganhará da banca avaliadora o que realmente importa é o seu aprendizado e onde você realmente chegou com a sua pesquisa, seja para desenvolvimento pessoal ou auxílio a sociedade. Afim de enriquecer a fundamentação teórica diante da abordagem de diferentesautores sobre a definição de método científico, assim como no método, apresentamosdiferentes conceitos: Além desses fragmentos da doutrina Heráclito, merece especialdestaque a afirmação de que “tudo se faz por contraste; da luta dos contráriosnasce a mais bela harmonia”. Portanto, o fundamental da dialética deve-se aosensinamentos desse filósofo, que marcou a história da humanidade com a célebrefrase: “uma pessoa não pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, porque tanto apessoa como o rio sofrem alterações com o tempo”. Aqui se encontra o princípioda mutação que, para Heráclito, processa-se pelo conflito na luta doscontrários.

(OLIVEIRA, 2018). Entretanto, o período compreendido entre o declínio da Idade Médiae a modernidade viu contribuições significativas para o avanço da ciência. Nesse período, a produção do conhecimento recebeu contribuição significativa depensadores como Roger Bacon (1220-1292), o primeiro pensador a defender aexperimentação e o empirismo como fonte de conhecimento. Copérnio e GalileuGalilei.

O período medieval recebeu a contribuição da civilização arábico-islâmica,que disseminou conhecimentos da própria lavra e traduziu muitas obras defilósofos gregos, dentre os quais Platão. Também na Idade Média foramimplantadas as primeiras universidades na Europa como grandes polos dedisseminação do conhecimento. Em seu sentido mais geral, o método é a ordem que se deveimpor aos diferentes processos necessários para atingir um certo fim dado ou umresultado desejado.

Nas ciências, entende-se por método científico oconjunto de processos empregado na investigação e na demonstração da verdade. (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007). Podemos ver ao longo de toda a história humana que a pintura foi e continua a ser utilizada para representar cenas ou pessoas, e embora com o aparecimento da fotografia o desenho e a pintura tenham diminuído bastante, continuam a existir milhares de artistas que são apaixonados pela pintura, podemos dizer que as tintas lhes correm nas veias assim como a arte.

O método científico visa cumprir quatro objetivos:descrição, previsão, explicação e aplicação (SHAUGHNESSY; B. ZECHMEISTER; S. ZECHMESITER, 2012): Atribui-se Francis Bacon o fato de ter sido um dos pioneiros natentativa de formalizar uma concepção de método na ciência moderna.

Emsua obra Novum organum (1620), a ciência é concebida como derivada daobservação. O método científico de conteúdo indutivopropugnadopor Bacon é um conjunto de regras que estabelece como alcançar generalizações apartir da observação dos fatos: o cientista deve observar os fatos, deixando delado as antecipações mentais. Somente a partir de então, usando os dadosobtidos por meio dos sentidos, pode buscar gradualmente cuidadosasgeneralizações acerca de leis que governam os fenômenos observados. (MARTINS;THEÓPHILO, 2018). Considerando-se a existência de muitos tipos de métodos,torna-se conveniente classificá-los. Vários sistemas de classificação podem seradotados. Para os fins pretendidos neste trabalho, os métodos sãoclassificados em dois grandes grupos: o dos que proporcionam as baseslógicas da investigação científica e o dos que esclarecem acerca dos procedimentostécnicos que poderão ser utilizados. Esta é uma classificação que apresentasemelhanças com o pensamento de Trujillo Ferrari, que trata dos métodosgerais e discretos e de Eva Lakatos que denomina de métodos deabordagem e métodos de procedimentos. (GIL, 2019). A escolha do método é oque caracteriza uma pesquisa como científica, dá confiabilidade, racionalidadee segurança. É o conjunto de procedimentos, ferramentas, o modo que direciona ainvestigação, a solução. Por tanto, o sucesso do método depende da ação doinvestigador, da sua competência na escolha em termos de adequação e dotratamento do método escolhido.

(MICHEL, 2015). O seu artigo científico não pode ser algo feito de última hora, se não essas coisas tão simples podem acabar dando muita dor de cabeça. Fazendo aos pouquinhos será muito mais tranquilo e sem dúvidas com muito mais qualidade.

Existem imensos benefícios a nível de saúde física e mental quando alguém começa a praticar arte, neste caso desenho e pintura.

Dependendo da faixa etária existem imensos pontos fortes em atividades como estas (cursos de desenho e curso de pintura), sendo os benefícios gerais a todas as faixas etárias os seguintes: Precisa obrigatoriamente estar presente em seu artigo científico segundo as normas da ABNT os seguintes elementos: Técnica: é o modo de fazer de forma mais hábil, mais segura, mais perfeitaalgum tipo de atividade, arte ou ofício. A técnica é a tática da ação,indica como fazer. A técnica assegura a instrumentação específica daação.

(LEÃO, 2017). Somente no século XVI é que se iniciou uma linha de pensamento quepropunha encontrar um conhecimento da realidade embasado em maiores garantias. Não se buscam mais as causas absolutas ou a natureza íntima das coisas; aocontrário, procura-se compreender as relações entre elas, assim como aexplicação dos acontecimentos, através da observação científica aliada aoraciocínio. Com o passar do tempo, muitas modificações foram introduzidas nosmétodos existentes, inclusive surgiram outros novos. (MARCONI; LAKATOS, 2019). Quando observamos a prática científica concreta, o que nos aparecede forma mais evidente é a aplicação de atividades de caráter operacionaltécnico. Uma infinidade de aparelhos tecnológicos enche os laboratórios,desenvolvem-se variados procedimentos históricos, de cálculos estatísticos, detabulação, de entrevistas, depoimentos, questionários etc. Mas todo essesofisticado arsenal de técnicas não é usado aleatoriamente. Ao contrário, elesegue um cuidadoso plano de utilização, ou seja, cumpre um roteiro preciso, umavez que se dá em função de um método. A aplicação do instrumental tecnológicose dá em decorrência de um processo metodológico, da prática do método depesquisa, ou seja, método científico que está sendo usado. (SEVERINO, 2016).

Se gostar muito de pinturas abstratas, poderá aprender a pintar com uma professora que seja profissional em desenho realista, mas idealmente as suas aulas e o curso de pintura serão com um professor desse estilo. Mas os professores têm todos a formação necessária para lhe ensinar o básico sobre tudo, pelo que esse não será o problema principal. Hegel contribui no processo histórico, mas Marx defende que explicaçõesverdadeiras para o que ocorre no real não se verificarão através doestabelecimento de relações causais ou relações de analogia, mas sim nodesvelamento do “real aparente” para chegar no “real concreto”. Kuhn propõe o métodoem dois momentos: a ciência trabalha para ampliar e aprofundar o aparatoconceitual do paradigma, ou, num momento de crise, trabalha pela superação doparadigma dominante.   (PRODANOV; FREITAS, 2013). O método científico é um conjunto de etapas, ordenadamenteorganizadas para serem utilizadas na investigação da verdade, no estudo de umaciência ou para alcançar determinado fim. Na ciência, os métodosconstituem os instrumentos básicos que ordenam o pensamento e a forma deproceder do cientista na busca de atingir objetivos preestabelecidos. Paraatingir esses objetivos pode-se empregar um método ou vários métodosauxiliados por técnicas pertinentes. (LEÃO, 2017). Ao escolher o seu professor numa plataforma como a Superprof esteja atento às avaliações e comentários de outros alunos assim como à descrição em cada perfil e se dão cursos de desenho ou um curso de pintura. O método de experimentação proposto por Bacon é denominado método das coincidências constantes, o qualpostula que o aparecimento de um fenômeno tem uma causa necessária e suficiente. Assim, sempre à presença dessa causa do fenômeno, se estaria determinando experimentalmente sua causa ou lei. O método Bacon pode assim ser sistematizado (BARROS; LEHFELD, 2014): E em seguida, iremos focar em esclarecimento das dúvidas que mais aborrecem os estudantes durante elaboração e formatação do seu tcc, tese ou monografia: Considerando que o método científico é a teoria dainvestigação, o conceito moderno do método (independentemente do tipo) alcançaseus objetivos quando cumpre ou se propõe cumprir as seguintes etapas (MARCONI;LAKATOS, 2019): De maneira geral essas são as regras, mas acabam mudando quando há alguma citação, notas de rodapé ou até imagens.

Qualqueratividade por mais simples que seja necessita de um método para serrealizada. Método é um conjunto de processos para atingir determinadosresultados. Emprega-se em qualquer domínio para se alcançar determinado fim oufins.

Com o passar do tempo o termo generalizou -se passando a ser empregadopara expressar outras coisas como “maneira de agir”, “tratado elementar”,“processo de ensino etc. (LEÃO, 2017). NA nbr6023-2018 não consta regra de número mínimo de páginas de referências em um artigo, porém, deve colocar todas as referências para um tcc. Acompanhe conosco e saiba como fazer na hora de elaborar seu artigo científico dentro das normas da ABNT: Não hesite em consultar os anúncios dos professores disponíveis ou fazer uma pesquisa no motor de pesquisas (filtro "webcam") para descobrir aulas de Desenho  disponíveis por videochamada. Esse período foi caracterizado pela ruptura com a estruturateológica e epistemológica do período medieval. Dando início a busca por umainterpretação matematizada e formal do real. O método acontecendo em doismomentos: a indução e a educação. (PRODANOV;FREITAS, 2013). Muitos foram os pensadores e filósofos do passado que tentaramdefinir um único método aplicável a todas as ciências e a todos os ramosdo conhecimento. Essas tentativas culminaram no surgimento de diferentescorrentes de pensamento, por vezes conflitantes entre si. Na atualidade, jáadmitimos a convivência, e até a combinação, de métodos científicosdiferentes, dependendo do objeto de investigação e do tipo de pesquisa. (PRODANOV; FREITAS, 2013). As ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos,mas nem todos os ramos de estudo que empregam esses métodos são ciências. Autilização de métodos científicos não é, portanto, da alçada exclusivada ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos.

(MARCONI; LAKATOS, 2019). Um curso de pintura ou os vários cursos de desenho serão todos diferentes dependendo do professor que escolha ou da área que escolher. Inicialmente serão todos bastante parecidos, iniciando por uma parte muito teórica, aprender sobre os materiais de pintura e desenho e como os utilizar e manter como novos, a história do desenho e da pintura e os vários estilos e técnicas de pintura conhecidos. E como toda a gente tem um estilo predominante, o mesmo acontecerá consigo e com a sua professora desenho, pelo que deverá antes ver o currículo e as obras dela, para ver se é do seu agrado.

Além disso, com o desenho pode viajar para outros mundos dentro da sua mente e utilizar os cursos de desenho e de pintura como uma forma de meditação, podendo estar a criar algo seu só para si.

Se ficar muito satisfeito com o resultado final, estará a decorar a sua casa gratuitamente podendo pendurar várias das suas obras pelas paredes, colorindo e aconchegando o seu lar. Isaac Newton foi um ativo pesquisador experimental. Nascido no ano da morte de Galileu, em 1642, utiliza, em sua obra Principia, os procedimentos dedutivos. A criação do método hipotético-dedutivo lhe é atribuída, pois frequentemente tinha de demonstrar as fórmulas Matemáticas dos seus trabalhos.

Newton sustentava-se em um processo de reflexão que se evidenciava nas suas três regras de raciocínio (BARROS; LEHFELD, 2014): Entendemos o método comosendo um procedimento adequadopara estudar ou explicar um determinado problema. Para esse estudo ouexplicação faz-se necessária a utilização de técnicas, visando atingir os objetivos preestabelecidos. Emoutras palavras, o método é o caminhoque deve percorrer para consecução de nossos objetivos. (OLIVEIRA,2018). A palavra método tem origem do grego methodos, e significa “caminho parachegar a um fim”. Muitos pensadores do passado manifestaram a aspiração dedefinir um método universal aplicável a todos os ramos do conhecimento.

Hoje, porém, os cientistas e os filósofos da ciência preferem falar numadiversidade de métodos, os quais são determinados pelo tipo de objeto ainvestigar e pela classe de preposições a descobrir. Assim, pode-se afirmar quea Matemática não tem o mesmo método da Física, e que esta não tem omesmo método da Astronomia. Quanto às Ciências Sociais, pode-se dizerque dispõem de uma grande variedade de métodos. (GIL, 2019). Considerado um dos principais críticos do método indutivo,Karl Popper formulou um conjunto de ideias que recebeu as denominações deracionalismo crítico e falsificacionismo, dentre outras. Essas concepções foramdivulgadas por meio do livro Logik der forschung (Lógica da Pesquisa),editado em 1934, que somente alcançou maior repercussão a partir de 1960, com apublicação da tradução inglesa.

Popper rejeitou radicalmente o emprego dométodo indutivo: “uma teoria não pode ser fabricada com dados da observação,não pode ser deduzida de enunciados particulares, pois a conclusãoprojetar-se-ia para além das premissas”. Em contrapartida, defende a unidademetodológica para todas as ciências e a adoção do método hipotético-dedutivo. Para te ajudar e facilitar um pouquinho mais a sua vida nessa fase tão corrida preparamos esse artigo que irá tirar grande parte de suas dúvidas sobre como fazer um artigo científico ABNT dentro das normas da ABNT. Você está preparado?

O que precisa ter em um artigo científico ABNT?

Fatos: acontecem na realidade, independentemente de haver ou não quem os conheça, mas, quando existe um observador, a percepção que ele tem desses fatos é que se chama fenômeno. Pessoas diversas podem observar no mesmo fato fenômenos diferentes, dependendo de seu paradigma que, de uma ou de outra forma, acaba por servir de base para a formulação de concepções e referenciais sobre as relações do homem com o mundo e sobre a existência humana percebida em sua dinâmica internacional de mútua e constante transformação. (LEÃO, 2017).

Aprender a desenhar em Portugal ou mesmo treinar o que já aprendeu ou treinou sozinho, é muito fácil com o apoio da Superprof. Aqui vai encontrar a melhor professora desenho adaptada a si, aos seus objetivos e ao seu gosto. Temos perto de 3000 professores de desenho e de pintura entre os quais poderá escolher o seu. O desenho faz parte da vida humana desde que existem os primeiros humanos primitivos. Ainda hoje podemos ver desenhos feitos há milhares de anos nas cavernas onde habitavam os nossos antepassados com cenas dos seus dias como a caça ou representações deles próprios e não fizeram nenhum curso de desenho para o iniciar! Métodocientífico é oconjunto de processos ou operações mentais que devemos empregar nainvestigação. É a linha de raciocínio adotada no processo de pesquisa. Por métodopodemos entender o caminho, a forma, o modo de pensamento. É a forma deabordagem em nível de abstração dos fenômenos. É o conjunto de processos ouoperações mentais empregados na pesquisa. (PRODANOV; FREITAS, 2013). Durante grande parte da Idade Média dominaram a ideia de universoorgânico, vivo e espiritualizado, o teocentrismo e o cesaropapismo. Historicamente o conhecimento “sempre teve uma forte influência de crenças edogmas religiosos.

Mas na Idade Média, a igreja católica serviu demarco referencialpara praticamente todas as ideias discutidas na época. A população nãoparticipava do saber, já que os documentos para consulta estavam presos nosmosteiros das ordens religiosas. Prevaleceram o senso comum, a mitologia, aespeculação religiosa, a filosofia e a globalização mercantil. A dialética é entendida como diálogo existe desde osprimórdios da civilização. Vamos encontrá-la registrada nas colônias gregas, apartir dos filósofos pré-socráticos nos séculos VI e V a. C.

para melhorentendimento, ao fazermos uma ligeira retrospectiva da evolução do pensamentodialético, pretendemos oferecer um rápido referencial ao neopesquisador paraque ele possa entender com melhor clareza o que vem a ser o método dialético. Assim, a evolução da dialética pode ser assim sistematizada (OLIVEIRA, 2018): Antes de iniciarmos, é importante conhecer algumas definiçõesimportantes que facilitará nosso entendimento sobre métodos científicos e suasclassificações.

Source: https://www.superprof.pt

*

Post a Comment (0)
Previous Post Next Post